terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A "moda" sustentável!


Já repararam que agora virou realmente "cool" ser sustentável?


É só ir ao supermercado e temos disponíveis para venda, sacolas retornáveis como sua vozinha usava! Lembram daquela que tinha até uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, campeã nas aparições das feiras-livres? As de plástico, aos montes no caixa, não são mais legais...


Isso acontece também com o "andar de bicicleta". Alguns modelos sofrem até alteração de preço por serem de uma cor mais crua, meio "khaki" (Um jeito chique de dizer cor crua tbm, no meu ver), mostrando que estão super de acordo com ajudar o meio ambiente.


Antes se você visse alguém indo de bicicleta ao trabalho, provavelmente era porque a pessoa não tinha dinheiro para comprar um carro e estava economizando a grana da condução. (O que eu também faço rs). Hoje, temos até a opção louis vuitton para chegar de terno e chique ao escritório!


Tudo isso na verdade é um reflexo do que fora feito ao nosso planeta...Ferramos tanto com lixo, desrespeito, poluição de todas as naturezas (sonora,visual, ambiental,etc...), que até no mais coração de pedra bate uma vontade de ajudar a todos e a sí mesmo.


Apesar dessa crítica, deixo claro que mesmo o cara q tem uma sacola retornável e continua a jogar papel de bala no chão, tem de cada vez mais continuar a se esforçar pra mudar todos os seus hábitos ruins e deve ser parabenizado até pelos mais simples gestos de proteção ao meio ambiente.


É uma frase meio clichê e tal, mas se cada um realmente fizer a sua parte, o futuro para nossas crianças será melhor. Não é?

3 comentários:

  1. sei....
    sempre falei que é "in" ser sustentável.. mas, sustentável como?
    ah..deixando de pegar sacolinhas...boa! ai o moço vai e compra tuuuuuudo em sacola dessas dai (feitas de algodão cru sem uso de cloro, pq isso é "in" ) e na saída do mercado, enche o tanque de gasolina em sua pick-up desregulada e o mercado é só a 3 quadras de sua casa.. beeeeeeeeeeeela sustentabilidade!!!

    Ai entra a bike... porra, idéia dahora! Mas alguém avisa o resto do mundo que estamos tentando usar bicicletas, e que alguém sobre 4 rodas (ou 6...8 rodas depenendo do veículo) não é melhor que alguém sobre duas!!!!!!!!!
    É só dar uma andadinha na paulista, na frente do ex-standcenter e ver uma bike branca, cravada com rosas e o adeus à moça que, querendo melhorar um pouquinho o mundo e fazer sua parte, virou mártir dessa guerra do carro/ônibus/caminhão X moto/bicicleta.
    É, meu caro amigo, ser sustentável, quem diria, também é perigoso...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente... outro dia estava vendo um programa [ou sei lá] com o tema sobre meio ambiente e a sociedade. Falaram que o ser humano não apenas tentou mudar o meio mais a si também...
    Mudando instintos, como foi o exemplo que citaram, em todas as espécies do planeta a fêmea e o macho tem seu cheiro próprio, que atrai o sexo oposto, pois até isso o ser humano tirou com perfumes.
    O problema é que fazemos parte do meio, isso poucos veem

    ResponderExcluir
  3. Isso se chama hipocrisia. Sinceramente, metade das pessoas que se preocupam tanto com o meio ambiente e fazem questão de comprar sacolas reutilizáveis não fazem é NADA de diferente.

    É por isso que faço parte do Movimento de Extinção Humana Voluntária!!

    http://www.vhemt.org/pindex.htm

    ResponderExcluir